Grupo de Orações online

Hipocrisia (Devocional Diária – 06-Set)

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.” (Mateus 23.27)

Bonitos por fora! Isso é algo em que temos nos especializado. Nem sempre a beleza de um produto que nos atrai tem a qualidade correspondente. O mundo da propaganda tem investido fortunas para descobrir as cores e formas que mais atraem. Há similares perfeitos para substituir a madeira, o couro e tantos outros materiais conhecidamente nobres, mas cujo custo é alto. As aparências atraem e custam muito menos. Então usa-se  algo parecido e somos atraídos. Sabemos que a aparência não é tudo, mas seria tolice pensar que ela não é importante. Porém, em se tratando de vida, viver de aparências é uma grande tolice e por fim se revelará um terrível desastre.

Jesus é duro com os religiosos judeus pois a hipocrisia é algo muito perigoso. A hipocrisia funciona de várias formas. Quando conscientemente agimos para convencer o outro de que somos quem não somos, ou para ocultar o que somos, a hipocrisia está presente. Quando nos recusamos a aplicar a nós mesmos os critérios que aplicamos a outros, também isso é uma forma de hipocrisia. Todos estamos sujeitos a ela, mas há os que vivem dela, quem vive em dois mundos, fingindo ser o que não é, esforçando-se para ocultar sua verdadeira face. A fé cristã e a hipocrisia são incompatíveis, pois ela incapacita para o amor, devia da graça e impede a atuação do Espírito Santo de Deus. E nestas condições, não há vida cristã.

Hipócritas não recebem amor porque não estão presentes, estão escondidos, não são quem dizem ser. Não conhecem o poder da graça porque fingem uma beleza que a torna desnecessária. Não experimentam a obra do Espírito Santo porque Ele convence do pecado e guia em toda verdade, mas a hipocrisia sobrevive da mentira, da farsa. Que Deus nos livre da hipocrisia! Ele nos ama, não precisamos fingir para sermos aceitos. A hipocrisia nos possibilita acumular podridão e morte do lado de dentro enquanto fingimos pureza e vida do lado de fora. Isso não é vida! Que ajudados por Deus a beleza de Cristo se veja em nós. Tanto na face quanto na alma!